sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ENREDOS LIESV 2009 – Um ano muito mais diversificado

Gostaria de comentar de forma geral os enredos que as escolas virtuais da LIESV irão apresentar no ano de 2009. Afinal de contas, fui julgador de Enredo no Grupo de Acesso no ano de 2008, e sempre fico interessado neste quesito em especial.
No ano passado, principalmente no Acesso, as escolas transitaram muito sob a ótica indígena, seja como tema central ou periférico de seus enredos, o que, em certo momento, cansa qualquer espectador. Inclusive eu fui carnavalesco da Pavão de Osasco que trouxe um enredo essencialmente indígena, e tive muito trabalho para fazer as fantasias, pois é difícil fugir do lugar comum.
Neste ano a situação é diferente: Os enredos se diferenciam substancialmente. Não temos casos onde os enredos se parecem, apenas as coincidências naturais, que envolvem questões culturais, como a temática afro, que figura em no mínimo três escolas da LIESV, porém, com essências bem diferentes, o que contribui para a exibição de um belíssimo espetáculo.
A única ponderação a fazer é no quesito bom humor. Parece que a LIESV está mais “sisuda” esse ano, não temos enredos irreverentes dessa vez. Acredito que é uma vertente que já está em falta no carnaval real e seria interessante abordar no carnaval virtual. Mas isso não impediu que algumas escolas lidassem com o inusitado. Vamos ver um a um os enredos da LIESV aqui neste espaço, e logicamente, a nossa opinião estará presente nesses comentários

Nenhum comentário: